Na senda dos contos

Quem somos:

Uma equipa de professores de português que gosta de ler, de ouvir ler e de contar histórias.

Autora e coordenadora do projeto: Sara Ribeiro.

 Projeto:

O Projeto “Na Senda dos Contos…”surgiu em 2015, visando a promoção de uma comunidade ativa de leitores e de contadores de histórias.

Objetivos gerais:

  • Estimular e incentivar o gosto pelas narrativas orais e o interesse pela leitura como fontes de (in)formação e de recreação, visando formar cidadãos conscientes e críticos.
  • Estreitar a ligação entre a biblioteca e a comunidade envolvente.

 

 Eventos e destaques:

Serão publicados no jornal online do agrupamento – Expresso Jovem

 Contacto:

              (email:  sara.ribeiro@agrcanelas.edu.pt)

 “Teatro: As aventuras e desventuras de el-rei Tadinho”

O Projeto “Na Senda dos Contos…” tem o prazer de convidar as turmas de 5º e 6º ano de escolaridade a assistir à dramatização do texto As aventuras e desventuras de el-rei Tadinho”, de Alice Vieira, com adaptação e encenação da professora Georgina Tavares.

Este evento terá lugar no próximo dia 11 de dezembro, no período da manhã, no grande auditório da escola sede do Agrupamento.

 

Contamos com a tua presença!

 

Encontro com o ilustrador Rui Castro (fotos no facebook do agrupamento)

Na manhã do dia treze de novembro, que amanheceu nublada, rapidamente se sentiu o sol e o calor no Pequeno Auditório da nossa escola. No âmbito da dinamização do Projeto “Na Senda dos Contos…”, os alunos de todas as turmas de 11.º ano e alguns professores foram agraciados com a criatividade, a alegria e o entusiasmo do ilustrador Rui Castro, autor das ilustrações das obras  Irmão OceanoFernando Pessoa, o menino de sua mãeA Casa da Poesia Gato preto e passarinhos azuis, entre inúmeras outras.

Partindo de ilustrações, algumas já publicadas, Rui Castro partilhou o seu método de trabalho, desde o primeiro esboço até à obra final, convocando neste processo múltiplas técnicas de ilustração: pintura a acrílico, fotografia, modelagem, entre outras.

Todos ficaram extasiados com a originalidade e a criatividade de Rui Castro, para quem “ilustrar é dar forma e cor às palavras e dar novas formas às formas, respeitando contudo a sua forma original, pois uma joaninha não é uma barata”.

O encontro permitiu ainda a troca de experiências e a resposta a dúvidas e curiosidades dos nossos alunos. Sem deixar de enfatizar a dificuldade que é inerente ao processo criativo, o ilustrador deixou uma mensagem de otimismo: nunca se deve desistir. Mais do que agradar aos outros, a obra deve satisfazer sobretudo o seu autor.

Cada uma das sessões terminou com um genuíno e mágico momento artístico: Rui Castro elaborou, perante um silêncio profundo e múltiplos olhares curiosos, uma ilustração que gentilmente ofereceu à escola.

A coordenadora do projeto “Na Senda Dos Contos…”,

Sara Ribeiro